Campinas tem nesta terça-feira (29/03) 17 bairros com alto risco de transmissão de dengue. A cidade tem 129 casos confirmados da doença neste ano, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Os bairros estão localizados na seguintes regiões: Leste (Jardim Conceição, Jardim Flamboyant, Vila 31 de Março e Vila Itapura); Noroeste (Parque Valença II e Satélite Íris I); Norte (Parque Cidade, Residencial Padre Josimo, Vila Renascença e Vila San Martin); Sudoeste (Jardim Maria Rosa, Jardim Uruguai, Loteamento e Arruamento Telesp, Parque Universitário de Viracopos); e Sul (Jardim Fernanda, Jardim São Vicente e Swift).
De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos criadouros mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, estão nos quintais e dentro de casa. Entre os cuidados, os moradores devem manter caixa d’água fechada ou telada; limpar as calhas e, caso necessário, desentupí-las; trocar a água de vasos de plantas e lavar o recipiente com bucha e sabão para remover os ovos do mosquito.
As pessoas que têm bromélia devem regar a planta com mangueira de pressão uma vez por semana e limpar a face interna de todas as folhas (onde a água fica acumulada, o que favorece a proliferação de ovos e larvas do mosquito). Outra recomendação é evitar o acúmulo de entulho e recicláveis.