O acesso ao Terminal Mercado, no Centro de Campinas (SP), passa a ser exclusivo aos usuários do transporte público coletivo municipal a partir desta segunda-feira (22). O pagamento de 80% da tarifa será feito nas catracas de entrada e os outros 20% dentro do ônibus.
A entrada do Terminal será pelas catracas de entrada, localizadas na avenida Benjamin Constant (em frente ao Mercado Municipal) e no cruzamento entre as vias Bernardino de Campos com Ernesto Khulmann.
Em nota, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), afirma que a medida “pretende proporcionar mais segurança e conforto para os usuários, além de favorecer a conservação e a manutenção do espaço”.
Além disso, explica que o pagamento em duas etapas permitirá mapear as linhas usadas pelos usuários e realizar o rateio das tarifas entre os diversos operadores que atuam no terminal. Esse é o mesmo sistema de pagamento adotado no Terminal Central.
Nas duas entradas do novo Terminal Mercado há postos de atendimento da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).
O novo Terminal Mercado é operado por 25 linhas convencionais municipais: 230, 241, 242, 250, 251, 252, 253, 254, 255, 256, 257, 260, 261, 263, 265, 271, 273, 311, 312, 317, 331, 332, 352, 355 e 371.
Juntas, elas transportaram, em maio, mais de 51 mil passageiros em dias úteis. A estimativa de circulação dentro do Terminal Mercado é de 18 mil pessoas por dia.
Corujão
As linhas do Corujão voltam a operar no Terminal Mercado, a partir de segunda-feira (22). Durante a reforma, elas foram remanejadas para o Terminal Central. Agora, com o fechamento do Terminal Mercado, elas retornam para o espaço.
As linhas do Corujão circulam durante a madrugada, nos eixos Amarais, Barão Geraldo, Campo Grande, Lix da Cunha, Ouro Verde, Santos Dumont, Sousas e Washington Luiz.
Confira as oito linhas: 179 - São Domingos (Eixo Santos Dumont); 199 - Vida Nova (Eixo Ouro Verde); 289 - Itajaí IV (Eixo Campo Grande); 299 - Nova Aparecida (Eixo Lix da Cunha); 309 – Parque Cidade (Eixo Amarais); 339 - Cidade Universitária (Eixo Barão Geraldo); 399 - Joaquim Egídio (Eixo Sousas); e 489 - Parque Jambeiro (Eixo Washington Luiz).
Requalificação
A primeira etapa de requalificação do Terminal Mercado foi concluída no final de junho. Ela contemplou a ampliação e cobertura de quatro plataformas de embarque/desembarque; acessibilidade; renovação da infraestrutura; e novas sinalização e comunicação visual.
Na parte de acessibilidade, o Terminal Mercado recebeu rampas e piso podotátil de alerta e direcional nas plataformas e travessias. Foram construídos banheiros para pessoa com deficiência (feminino e masculino) e Espaço Família (fraldário). Os sanitários existentes receberam melhorias, incluindo pintura.
A sinalização na área interna foi renovada (faixas de pedestres, pintura de guias e sarjetas). A sinalização horizontal também foi reforçada no entorno e houve a implantação de rampas de acessibilidade.
O espaço também ganhou nova iluminação, com lâmpadas em LED; melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, além de paisagismo, instalação de bancos de madeira e bebedouros.
Na parte de comunicação visual, houve a instalação de placas indicativas sobre o atendimento das linhas, identificação dos espaços e plataformas. Faixas orientam sobre o acesso ao terminal e circulação nas travessias.
Está em andamento a construção de um novo espaço operacional para motoristas do transporte público coletivo e equipes de fiscalização. Futuramente, a área operacional, utilizada pelos agentes da Mobilidade Urbana também receberá melhorias.