A área central de Campinas está oferecendo mais conforto aos usuários do transporte coletivo. É que a cidade recebeu mais 20 abrigos do padrão “Glicério” entre os meses de janeiro e fevereiro e esta ação foi realizada pela empresa concessionária que promove a renovação dos abrigos de ônibus no município, com equipamentos mais modernos, acessíveis e confortáveis.
“Um dos nossos principais objetivos é o de requalificar o transporte coletivo da cidade. Temos agido firmemente para melhorar a operação das linhas. E, também, proporcionar mais conforto aos usuários, nos pontos, no momento de espera pelo ônibus”, afirma Vinícius Riverete, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Os novos abrigos foram implantados na Avenida Senador Saraiva (8); na Avenida dos Expedicionários (6); na Avenida Orosimbo Maia (3); na Avenida Cônego Antônio Roccato (2); e na Avenida Marechal Rondon (1).
Com o mesmo padrão visual dos abrigos implantados na Avenida Francisco Glicério, o mobiliário possui quatro assentos individuais, cobertura de material leve e resistente a impactos, iluminação LED e tomada USB para recarga de celulares. O modelo adotado favorece o acesso das pessoas com mobilidade reduzida ao transporte público, já que conta com espaço para cadeirantes e piso podotátil no entorno. O usuário pode, ainda, visualizar a relação de linhas que atendem ao ponto.
Com os novos equipamentos já são 346 novos abrigos implantados pela concessionária, no município. Outros 391 abrigos também estão sob cuidados da concessionária.
Ações de manutenção
Também entre os meses de janeiro e fevereiro, a empresa concessionária realizou mais de 3,3 mil ações de manutenção nos abrigos de ônibus. Foram 2.816 vistorias; 496 ações de limpeza; 33 retiradas de colagem; 13 retiradas de pichação; e 12 ações variadas.