A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou, nesta quinta-feira (28), que não irá reajustar a tarifa dos ônibus que circulam na cidade durante 2024. Atualmente, o valor da passagem custa R$ 5,45 usando o bilhete único e R$ 5,90 com o QR Code. Esses valores devem permanecer ao longo do ano que vem, garante o executivo.
Em nota, a prefeitura ressalta que essa é uma decisão já consolidada. “Se houver algum contratempo no cenário econômico, esse impacto não se refletirá na tarifa. Caso haja necessidade, estudos serão feitos para reequilibrar o subsídio pago às empresas de ônibus”, explica a prefeitura.
A Administração Municipal afirma que tomou a decisão a partir da avaliação da conjuntura atual. O valor do óleo diesel, por exemplo, ficou estável esse ano, sofrendo poucas alterações.
Além disso, avaliou que houve um aumento no volume de passageiros após a pandemia. Se em 2022 foram transportados 122 milhões de passageiros, em 2023 esse número subiu para 124 milhões.
Atualmente, a metrópole tem uma frota de 1.017 ônibus e transporta, em média, 337 mil por dia útil. Neste ano, de acordo com o decreto 22.857 de 5 de julho de 2023, o valor para o subsídio do transporte coletivo foi de 156 milhões.