Quem busca atendimento no pronto-socorro do Hospital Mário Gattinho tem agora a opção de teleconsultas. O projeto-piloto, que faz parte do Saúde Digital – SUS Campinas (SP), começou nesta sexta-feira (26). Dezesseis centros de saúde também adotaram essa modalidade de atendimento. Na Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência a ação foi nomeada de Sala Azul Virtual
Ao passar pela triagem, os pacientes com queixas de menor gravidade podem optar por aguardar o atendimento convencional ou fazer uma teleconsulta. O atendimento será por demanda espontânea. Hoje, seis mães optaram pela teleconsulta, segundo a prefeitura.
“Esses atendimentos serão oferecidos para aqueles pacientes que estão na fila de espera para um atendimento convencional e são classificados como de menor gravidade, ou seja, os de risco azul”, explicou o presidente da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, Sérgio Bisogni.
Para o segundo semestre, a expectativa é que essa modalidade de atendimento também seja adotada no Pronto Socorro Adulto do Hospital Mário Gatti.
Bisogni reforça que não se trata de substituição do atendimento presencial, mas sim uma alternativa para os pacientes. “Se ao final do atendimento digital a pessoa não sentir que sua demanda foi atendida, poderá aguardar o atendimento convencional”, completou.
Teleconsulta
Hoje, para realizar uma teleconsulta, o paciente precisa ter uma smartphone e acesso à internet. Após fazer o cadastro na plataforma digital, a pessoa recebe um link no whatsapp para fazer a vídeo chamada com o médico do pronto-socorro. Durante a consulta, ele será avaliado e, se necessário, receberá a receita e o atestado digitalmente.
Por enquanto, essa opção está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, período com maior demanda por esse tipo de atendimento.