Campinas mantém cenário considerado estável para casos positivos de covid-19

Apesar do cenário estável, a Devisa reforça a importância da atualização vacinal

Da Redação

A dose bivalente segue disponível nos 67 centros de saúde de Campinas
Agência Brasil

Campinas (SP) mantém cenário considerado estável para casos positivos de covid-19. Após o município ter registrado o maior índice do ano, foi registrado uma redução na taxa de positividade para testes entre 24 a 30 de setembro. Entretanto, há subnotificação das avaliações com resultado negativo para a doença, sobretudo por causa de testes caseiros. 

Embora o cenário esteja estável, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) reforça a importância da atualização vacinal. A dose bivalente segue disponível nos 67 centros de saúde de Campinas. Ela é indicada para pessoas a partir dos 12 anos como dose de reforço para melhorar a resposta do sistema imunológico. 

O imunizante é destinado para pessoas que já receberam pelo menos duas doses do esquema vacinal, sendo a última há no mínimo quatro meses.  

A taxa de positividade significa a quantidade de diagnósticos para a doença em relação ao total. São compulsórias notificações de testes em centros de saúde, hospitais e laboratórios. 

Além disso, houve mudança no perfil de quem busca o teste: a procura pela avaliação tem sido feita, na maioria das vezes, apenas por moradores que apresentam sintomas respiratórios mais significativos ou quando há maior probabilidade de ter sido infectado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.