A partir desta sexta-feira (5), cinco linhMuas alimentadoras da região do Campos Elíseos, em Campinas (SP), terão os intervalos das alimentadoras, que ligam os bairros às linhas BRT, reduzidos a partir do Terminal Campos Elíseos. Além disso, o trajeto da linha 165 (Jardim Pauliceia) será alterado.
Por conta do reforço na 144, a operação da linha 141, que também circula no Jardim Capivari, será paralisada.
Terão a frota reforçada, passando de um para dois veículos em operação, as linhas 144 (Jardim Capivari), em dias úteis e sábados; 155 e 156 (Terminal Vila União), 166 (Jardim Campos Elíseos) e 167 (Parque Tropical), em dias úteis, sábados, domingos e feriados.
165: trajeto otimizado reduz intervalos
A linha 165 passa a ter operação circular (passa uma única vez no trajeto em cada viagem), na região do Jardim Pauliceia. O trajeto otimizado resultará em ganho no tempo de ciclo e redução dos intervalos, de 40 para 30 minutos. Ela terá novos horários de operação válidos para dias úteis, sábados e domingos.
Pelo novo trajeto, ela passa a circular apenas em um sentido no Pauliceia. Assim, deixa de passar pelas vias Padre João Batista Carvalho e Antônio Rodrigues Moreira Neto. E de atender a um ponto de parada na rua Ferdinando Panatonni e dois na rua Willian Booth. Nesta última via, mantém o atendimento aos pontos em um dos sentidos, em direção ao Terminal Campos Elíseos.
A região do Ouro Verde passou a contar com sete novas linhas alimentadoras a partir de 26 de janeiro de 2024: 144 (Jardim Capivari), 155 (Terminal Vila União), 156 (Terminal Vila União), 165 (Jardim Pauliceia), 166 (Jardim Campos Elíseos), 167 (Parque Tropical) e 406 (Jardim Maria Rosa); e a oitava (linha 129) foi criada em fevereiro. Elas realizam trajetos curtos e têm a função de redistribuir a demanda dos bairros para as linhas BRT10 (Ouro Verde), BRT11 (Vida Nova) e BRT12 (Campos Elíseos), a partir do Terminal Campos Elíseos. Juntas, as seis alimentadoras impactadas transportaram, em fevereiro, mais de 900 passageiros em dias úteis.