Campinas libera benefício de R$ 605 para famílias desabrigadas após temporais

Prefeitura decretou estado de emergência em função das fortes chuvas

Por Rafaela Oliveira

Um dos pontos de alagamento, na região do bairro Chapadão
Imagem/Arquivo pessoal

A prefeitura de Campinas (SP) decretou estado de emergência, em função das fortes chuvas, na manhã desta desta sexta-feira (20). Com isso, foi liberado o benefício auxílio-moradia de R$ 605 para todas as famílias que tiverem que ser removidas de suas casas. 

Os temporais atingiram a cidade pelo terceiro dia seguido no início da noite de ontem. O prefeito, Dário Saadi, explica que o decreto permite que o município faça o remanejamento interno do orçamento para atender as urgências e emergências da cidade. 

Para a execução das obras necessárias, como a construção das pontes perdidas, será usada a reserva de contingência da Prefeitura. A publicação do decreto no Diário Oficial deve ocorrer na próxima semana.

SOS Chuvas

Outra iniciativa é o lançamento de uma campanha para arrecadação de móveis e utensílios para aqueles que perderam seus pertences. 

A campanha SOS Chuvas terá pontos de arrecadação pela cidade. Entretanto, a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, explica o diferencial desta campanha: 

Caso a pessoa tenha a doação e não consiga entregá-la, pode entrar em contato conosco pelo whatsapp e nós vamos retirar os itens doados e entregá-los às famílias.

Ainda segundo a secretária, as doações serão destinadas às famílias atendidas pela Operação Verão. Além do Whatsapp, (19) 9-9244-4279, também será disponibilizado um link no portal da prefeitura, com informações sobre como fazer as doações. Ligações devem ser feitas apenas para o número (19) 2116-0165.

Estragos causados pelos temporais

A Defesa Civil do município registrou 36 alagamentos em imóveis (Regiões Sul e Sudoeste), além de outras 20 moradias atingidas no Beco Mokarzel e mais três em Sousas. O órgão também fez vistoria em 19 moradias em risco, dez árvores em risco de queda e 12 muros com o mesmo problema. Houve ainda o registro de 19 quedas de muros, 17 quedas de árvores, 19 erosões em vias públicas e córregos, quatro quedas de pontes e outras duas em risco, seis deslizamentos, além de cinco casas isoladas.

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos prestou atendimento às famílias afetadas pelas chuvas com a distribuição de 20 cobertores e 20 colchões, além do fornecimento de 8 cartões Nutrir para as 20 famílias afetadas no beco Mokarzel, no distrito de Sousas, 10 famílias no Jardim Ipaussurama e uma no Jardim Satélite Íris. Todas as famílias foram acolhidas na casa de parentes.

De acordo com o Sistema Integrado de Defesa Civil, o município de Campinas permanece em estado de atenção. O índice de chuva acumulado nas últimas 72h é de 209,6mm. 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.