Campinas já vacinou mais de 70 mil pessoas contra a gripe

Foram imunizados 61,2 mil idosos e 9,4 mil profissionais da Saúde contra o Influenza

Vacina é retirada do frasco
Divulgação/PMC

Campinas já vacinou 70.628 pessoas contra a gripe desde o dia 26 de março, quando iniciou a campanha de imunização contra o Influenza. Desse total, 61.228 são idosos 9,4 mil são trabalhadores da saúde.

De acordo com a Saúde, nesta fase inicial da campanha, os públicos-alvo são pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde. A vacinação está sendo realizada nos Centros de Saúde de Campinas e não é preciso agendamento para tomar a dose.

Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria e é importante que as pessoas se imunizem assim que possível.

“A vacina leva alguns dias para atingir a proteção do organismo, por isso é preciso tomar a vacina o quanto antes. Com a proximidade dos dias mais frios da estação e a maior circulação dos vírus respiratórios, é fundamental proteger logo a população mais vulnerável”, alerta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli. Ela esclarece que idosos poderão aproveitar para receber ao mesmo tempo a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 – desde que tenham tomado a dose anterior há quatro meses – ao tomar a vacina contra a gripe.

No próximo dia 30 de abril, sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas promoverá mais uma edição da campanha “Campinas Vacina Mais”. Os Centros de Saúde funcionarão para vacinar contra a gripe e a covid-19.

A campanha contra a gripe/influenza prossegue até o dia 3 de junho. Na próxima fase, prevista para começar em 30 de abril, poderão se vacinar crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas. A partir de 9 de maio serão vacinados professores, indígenas e pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente. Em 16 de maio serão incluídos na campanha funcionários do sistema prisional, das forças de segurança e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade e pessoas de 12 a 21 anos de idade que estão cumprindo medidas educativas.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.