Campinas já aplicou 60.748 doses de vacinas bivalentes contra a covid-19 desde o início da campanha, em 27 de fevereiro, até esta sexta-feira (31). Do total, 54.237 doses foram destinadas a pessoas a partir de 60 anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacina está disponível em todos os centros de saúde para idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos a partir de 12 anos, residentes e trabalhadores em instituições de longa permanência, indígenas, populações ribeirinhas, quilombolas, gestantes, puérperas e profissionais de saúde.
“As vacinas tiveram um grande impacto na redução de casos graves e mortes. Com o passar do tempo, a resposta protetora diminui. Por isso é importante essa dose de reforço que manterá elevada a proteção do indivíduo e protegerá também contra a cepa da ômicron”, afirmou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Ela orienta que, caso alguém não se encaixe no público apto para a vacina bivalente, ainda é necessário manter o calendário vacinal contra a covid-19 atualizado com as doses monovalentes. Em Campinas, as vacinas com o modelo monovalente também estão disponíveis em todos os centros de saúde. Não é preciso agendamento.
Documentos necessários
Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento com foto e número do CPF, a carteira de vacinação (se tiver).
No caso dos imunossuprimidos, também é necessária a apresentação de um comprovante médico da condição. Os profissionais de saúde devem apresentar documento que comprove a atuação no setor de saúde (vínculo ativo com instituições/empresas de saúde ou a carteira do conselho de classe com data válida).
Os horários das salas de vacina dos centros de saúde podem ser encontrados clicando aqui.