A Prefeitura de Campinas (SP) concedeu, nesta quinta-feira (9), a licença ambiental de instalação para o Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A aprovação é um pré-requisito para o alvará de aprovação do projeto e posteriormente o alvará de execução da obra.
Inédito na América Latina, o projeto tem investimento previsto de R$ 1 bilhão do Governo Federal, com implantação estimada para 2026. O complexo contempla a construção de instalações de alta e máxima contenção biológica e servirá para monitorar, isolar e pesquisar vírus, bactérias e fungos para o desenvolvimento de diagnósticos e vacinas. Para a prefeitura, o projeto é importante porque traz ainda mais destaque para a cidade na área de tecnologia e inovação.
A instalação será no campus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas (SP), com uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados. O empreendimento será um laboratório de biossegurança máxima (NB4) que tem um diferencial em relação às outras 60 instalações do tipo existentes no resto do mundo.
*Estagiário sob supervisão