Após Campinas passar três dias seguidos sofrendo com pontos de alagamentos causados pela chuva, a prefeitura iniciou a implantação de placas sinalizando pontos que registram ocorrências de alagamento. A instalação das placas começou nesta quarta-feira (14).
Os motoristas e pedestres devem se manter atentos, visto que há possibilidade de chuvas no final de semana, segundo a Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura - CEPAGRI/UNICAMP. A razão é a passagem de uma frente fria pela região.
Para alertar condutores sobre pontos que registram ocorrências de alagamento, a Administração Municipal está reforçando a sinalização com placas de advertência nos eixos das avenidas Princesa D’Oeste, Orosimbo Maia e nas regiões do Curtume, Piçarrão e Taquaral.
Seis pontos receberam oito placas nas regiões da Avenida Princesa D’Oeste, Avenida Orosimbo Maia e Curtume. A prefeitura prevê que outros pontos destas regiões receberão o reforço na sinalização, além da Avenida Heitor Penteado e regiões do Piçarrão e Taquaral. A estimativa é que os trabalhos de reforço na sinalização estejam finalizados até a próxima quinta-feira (21).
O prefeito Dário Saadi que a medida preventiva está sendo tomada aliada a outras ações:
É complementar ao plano operacional praticado pela Prefeitura para evitar os alagamentos, que inclui a limpeza de córregos e obras de infraestrutura a longo prazo.
Confira os locais que já receberam o reforço das placas de advertência:
Eixo da Avenida Princesa D' Oeste
· Av. Princesa D’Oeste x Avenida Antônio Carlos Sales Jr. | Proença (três placas);
Eixo da Avenida Orosimbo Maia
· Avenida Brasil, próximo à Rua Álvaro Muller | Vila Itapura (uma placa);
· Avenida Orosimbo Maia x Avenida Brasil | Centro (uma placa);
· Avenida Anchieta x Avenida Orosimbo Maia | Centro (uma placa).
Região do Curtume
· Avenida Carlos de Campos x Curtume | Vila Industrial (uma placa);
· Balão do Curtume x Avenida Padre Joseph Bouchard | Vila Saturnia (uma placa).
Segunda etapa
O projeto envolve ainda a inserção de alertas em um Painel de Mensagem Variável (PMC) itinerante, que será alocado em pontos estratégicos, anteriores às áreas mais críticas para que os motoristas desviem da região. A ação será iniciada pela Avenida Princesa D’Oeste. Mensagens de advertência aos condutores também serão instaladas nos relógios digitais da Setec.
Além disso, uma nova câmera de monitoramento, ligada à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), foi implantada na Avenida Princesa D’oeste, na altura da Rua Ayrton Sena. O equipamento viabiliza a rápida mobilização das equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Emdec.
Outras duas câmeras instaladas em locais que apresentam alagamentos já são integradas à CIMCamp e monitoradas com mais intensidade em períodos de chuvas, na Avenida Orosimbo Maia, próximo à Avenida Brasil e à Rua Paula Bueno.
A medida emergencial busca ampliar a segurança dos condutores e preservar vidas. A operação envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Defesa Civil, a Secretaria de Cooperação nos Assuntos da Segurança Pública e a Guarda Municipal.