Campinas instala placas com alerta de alagamentos em pontos críticos

Motoristas e pedestres devem se manter atentos, visto que há possibilidade de chuvas no final de semana

Avisos alertam os motoristas para evitar os locais em dias de chuva forte Divulgação
Avisos alertam os motoristas para evitar os locais em dias de chuva forte
Divulgação

Após Campinas passar três dias seguidos sofrendo com pontos de alagamentos causados pela chuva, a prefeitura iniciou a implantação de placas sinalizando pontos que registram ocorrências de alagamento. A instalação das placas começou nesta quarta-feira (14).

Os motoristas e pedestres devem se manter atentos, visto que há possibilidade de chuvas no final de semana, segundo a Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura - CEPAGRI/UNICAMP. A razão é a passagem de uma frente fria pela região. 

Para alertar condutores sobre pontos que registram ocorrências de alagamento, a Administração Municipal está reforçando a sinalização com placas de advertência nos eixos das avenidas Princesa D’Oeste, Orosimbo Maia e nas regiões do Curtume, Piçarrão e Taquaral.

Seis pontos receberam oito placas nas regiões da Avenida Princesa D’Oeste, Avenida Orosimbo Maia e Curtume. A prefeitura prevê que outros pontos destas regiões receberão o reforço na sinalização, além da Avenida Heitor Penteado e regiões do Piçarrão e Taquaral. A estimativa é que os trabalhos de reforço na sinalização estejam finalizados até a próxima quinta-feira (21). 

O prefeito Dário Saadi que a medida preventiva está sendo tomada aliada a outras ações: 

É complementar ao plano operacional praticado pela Prefeitura para evitar os alagamentos, que inclui a limpeza de córregos e obras de infraestrutura a longo prazo.

Confira os locais que já receberam o reforço das placas de advertência:

Eixo da Avenida Princesa D' Oeste

·         Av. Princesa D’Oeste x Avenida Antônio Carlos Sales Jr. | Proença (três placas);

Eixo da Avenida Orosimbo Maia

·         Avenida Brasil, próximo à Rua Álvaro Muller | Vila Itapura (uma placa);

·         Avenida Orosimbo Maia x Avenida Brasil | Centro (uma placa);

·         Avenida Anchieta x Avenida Orosimbo Maia | Centro (uma placa).

 Região do Curtume

·         Avenida Carlos de Campos x Curtume | Vila Industrial (uma placa);

·         Balão do Curtume x Avenida Padre Joseph Bouchard | Vila Saturnia (uma placa).

Segunda etapa

O projeto envolve ainda a inserção de alertas em um Painel de Mensagem Variável (PMC) itinerante, que será alocado em pontos estratégicos, anteriores às áreas mais críticas para que os motoristas desviem da região. A ação será iniciada pela Avenida Princesa D’Oeste. Mensagens de advertência aos condutores também serão instaladas nos relógios digitais da Setec. 

Além disso, uma nova câmera de monitoramento, ligada à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), foi implantada na Avenida Princesa D’oeste, na altura da Rua Ayrton Sena. O equipamento viabiliza a rápida mobilização das equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Emdec.

Outras duas câmeras instaladas em locais que apresentam alagamentos já são integradas à CIMCamp e monitoradas com mais intensidade em períodos de chuvas, na Avenida Orosimbo Maia, próximo à Avenida Brasil e à Rua Paula Bueno.

 A medida emergencial busca ampliar a segurança dos condutores e preservar vidas. A operação envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Defesa Civil, a Secretaria de Cooperação nos Assuntos da Segurança Pública e a Guarda Municipal.