A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) inicia na próxima segunda-feira (4), a aplicação da vacina injetável contra a poliomielite no novo esquema de reforço contra a doença: dose única para crianças aos 15 meses.
O imunizante é o mesmo que já era usado durante o esquema primário e estará disponível nos 68 centros de saúde da cidade. As salas onde os imunizantes são aplicados funcionam conforme horário de cada unidade, que estão disponíveis no vacina.campinas.sp.gov.br .
A pólio é uma doença considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. O último caso no Brasil ocorreu em 1989. Em 1994 houve certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Porém, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do vírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.
Mudança
A aplicação da vacina oral, conhecida como gotinha, foi realizada pela última vez em 27 de setembro nas unidades básicas. Até então, o reforço contra pólio era realizado com a aplicação de duas doses deste tipo: para crianças aos 15 meses e aos 4 anos.
A partir da próxima segunda-feira (4), a etapa será feita com dose única, injetável, para crianças com 15 meses.