Campinas adere a campanha contra vacinação atrasada de crianças

A ação faz parte da Campanha de Multivacinação do Estado de São Paulo

Da Redação

Vacinas estão disponíveis nos postos de saúde
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Prefeitura de Campinas (SP) inicia nesta segunda-feira (18) uma busca ativa em escolas públicas de ensino infantil para aumentar a cobertura vacinal de crianças de até 5 anos que estão com a carteira vacinal desatualizada. A ação faz parte da Campanha de Multivacinação do Estado de São Paulo.

O propósito da campanha é atualizar a cobertura para as doses contra: poliomielite, meningocóccica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae B), HPV (entre 9 e 14 anos), meningocócica ACWY e covid-19.

A Secretaria de Saúde começou hoje a analisar os dados para descobrir onde há crianças com cadernetas incompletas, conforme esquema definido pelo Calendário Vacinal. Serão consideradas novas matrículas em 2024 e eventuais mudanças entre centros de educação infantil (CEIs).

Em nota, a pasta destaca que Campinas, no segundo semestre de 2023, realizou uma série de ações de vacinação em pelo menos 60 escolas na campanha realizada naquele ano. 

"Em virtude dos esforços concentrados das equipes de saúde na epidemia de dengue, não faremos neste primeiro momento uma ação de vacinação direta nas escolas. Mas vamos fazer uma busca ativa e analisar em quais unidades de ensino há mais crianças faltosas, com esquemas incompletos, para pedir que elas enviem comunicados sobre a situação aos pais e responsáveis, e entrem em contato com eles", explicou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.

A Saúde destaca que outros imunizantes, para crianças e adolescentes, estão disponíveis.

“Os centros de saúde têm doses disponíveis e as salas de vacinação funcionam normalmente, conforme horário de cada unidade básica”, disse Chaúla, ao ressaltar que adultos também podem colocar as cadernetas em dia, caso seja necessário.

Os índices de cobertura em 2023 ficaram entre 80,4% e 102,2% - neste caso inclui crianças de outras cidades imunizadas em Campinas.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.