Campinas entra em Estado de Atenção pelo alto volume de chuvas

Defesa Civil alerta para aumento expressivo dos riscos pelo excesso de água no solo

Avenida Orosimbo Maia, na região do Centro de Campinas
Imagem/Fernanda Alves

Campinas entrou em Estado de Atenção, na manhã desta quarta-feira (28), pelo excesso de chuva registrado nas últimas horas. De acordo com a Defesa Civil, até às 9h de hoje, choveu 149 milímetros nas últimas 72 horas.

A Defesa Civil esperava que fossem registrados 155 milímetros até a próxima sexta-feira. “Quando ultrapassa os 80 milímetros acumulados já é considerado Estado de Atenção porque aumenta muito o risco de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos, desabamentos e quedas de muro”, explica o coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furado.

A Prefeitura ressalta que a saturação do solo, pelo grande volume de água acumulada, amplia os riscos de deslizamento de terras e desabamento de imóveis, por isso, podem também ser realizadas interdições preventivas em decorrência das vistorias preventivas das equipes da Defesa Civil.

O Plano de Contingência trabalha com quatro níveis de alerta e cada um deles desencadeia uma ação específica. São os seguintes: 

Nível 1 - Estado de Observação, quando chove até 80 milímetros (mm), e há um acompanhamento dos índices pluviométricos.

Nível 2 - Estado de Atenção, quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1 mm e são realizadas vistorias de campo em áreas de risco.

Nível 3 - Estado de Alerta, com remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias

Nível 4 - Estado de Alerta Máximo, deflagra a remoção de toda a população que mora em áreas de risco.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.