Durante esta semana uma intensa massa de ar polar avança sobre o estado de São Paulo, provocando queda da temperatura, com picos de frio intenso nas regiões de Sorocaba e Campinas. A Defesa Civil alerta que a previsão chega até 4º C.
Além disso, entre terça-feira (17) e quarta-feira (18), nova instabilidade no oceano provocará fortes ventanias. As rajadas de vento serão intensas, com pico no período da tarde de quarta-feira, podendo chegar a 75km/h.
Devido a condição climática, a prefeitura de Campinas alerta que existe risco de transtornos, como destelhamentos, quedas de árvores e postes de energia. É recomendado procurar abrigo em local seguro, evitando árvores ou coberturas frágeis, e não praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento.
As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã. É preciso ter cuidado com idosos, crianças e pessoas mais vulneráveis.
Operação Inverno
Com a baixa temperatura, a Prefeitura de Campinas ressalta a importância da Campanha do Agasalho. Quem puder contribuir com a doação de roupas de inverno e cobertores, pode se dirigir até um dos mais de cem pontos de coleta da campanha. Confira os endereços na página da campanha.
Este ano, o slogan da iniciativa é “Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente”. A Campanha, conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, vai até o dia 30 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.
Durante a Operação Inverno, o serviço SOS Rua funciona das 8h às 0h. O objetivo é acolher as pessoas vulneráveis e, se elas aceitarem, encaminhá-las aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores, que atuam diretamente nas ruas.
Reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento. O serviço está localizado na Vila Industrial, e funciona, atualmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.