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Campinas: 3,76% dos usuários de telemedicina precisaram ser encaminhados ao PS

O programa de Saúde Digital foi implementado no SUS da cidade para otimizar a oferta na assistência presencial; veja como funciona

Por Da redação

Campinas: 3,76% dos usuários de telemedicina precisaram ser encaminhados ao PS
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Durante os 16 meses de funcionamento do serviço de Saúde Digital no SUS em Campinas (SP), foram feitos 36,7 mil teleatendimentos, incluindo retornos de usuários. Desse total, 891 precisaram ser encaminhados até um pronto-socorro para a assistência presencial. O número representa 3,76% dos casos.

O levantamento contabiliza os atendimentos de março de 2023, quando o recurso foi implementado, até junho deste ano. O total equivale a 255 dias de trabalho ininterruptos. O número de atendimentos se divide entre 23,6 mil teleconsultas e 13 mil teleinterconsultas (veja diferença abaixo). 

Segundo a médica Thaís Leitão, coordenadora da Saúde Digital, o objetivo do serviço é otimizar a oferta na assistência presencial nos centros de saúde e prontos-socorros dos hospitais para quem realmente precisa se deslocar até uma unidade.

Em nota, a prefeitura ressalta que a Saúde recebeu neste período 5,9 mil avaliações de satisfação sobre a Saúde Digital e a nota média ficou em 8,8 para escala de zero a dez.

Números da Saúde Digital (março de 2023 - junho 2024)

- 36.720 teleatendimentos: 23.678 teleconsultas e 13.042 teleinterconsultas

- 6.141 horas de atendimento - 255 dias ininterruptos de trabalho

- 891 pacientes encaminhados aos prontos-socorros, o que corresponde a 3,76%

- 5.987 avaliações de satisfação, com nota média de 8,8

Saúde Digital em Campinas

A telessaúde é sempre indicada após o usuário do SUS Municipal receber uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde na unidade básica de referência ou diante da possibilidade de oferta para usuários aguardando atendimento com especialista. Caso ele aceite, há duas formas de acesso aos serviços:

1) Modalidade de teleconsulta: o paciente pode receber um atendimento diretamente com o médico por meio da videochamada, utilizando o computador ou celular próprio, ou infraestrutura de uma unidade de saúde. Neste momento ela pode ser realizada com médicos clínicos gerais ou de especialidades credenciados ou de outras unidades que são especialistas em dermatologia, reumatologia, gastroenterologia, proctologia e neurologia.

2) Modalidade de teleinterconsulta: quando o médico da unidade de saúde percebe a necessidade do apoio, suporte e avaliação conjunta com um outro profissional especialista, ele pode, através do uso da plataforma de telessaúde, fazer uma solicitação na especialidade. Profissionais das Policlínicas e outros parceiros do Município otimizam esta assistência quando atendem aos chamados para fazer orientações, indicações de exames e outras condutas para o médico da família do paciente. Esta oferta já está disponível para as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia. Com isso, o paciente recebe dois atendimentos em única consulta. Há ainda teleinterconsultas multiprofissionais para suporte às equipes, como no caso do Centro de Referência ao Idoso.

Como funciona?

Quem aceita a telessaúde recebe uma mensagem da assistente virtual Ana pelo número (19) 9-9604-3012. A Pasta destaca que ele não aceita ligações e a identificação aparece como Acesso Fácil Saúde Campinas, incluindo logotipo.

O paciente que aceita recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS pelo número da Saúde Digital, o (19) 9-9962-0245. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.

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