Diante da aproximação de mais um período de fortes chuvas, a Prefeitura de Campinas (SP) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento aos Eventos Climáticos nesta sexta-feira (17). Em nota, a prefeitura afirma que o objetivo é definir ações preventivas e de redução de danos provocados por eventos climáticos extremos.
Até o momento, foi definido um estreitamento na comunicação das ocorrências entre os órgãos da prefeitura, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Além de medidas de prevenção aos riscos à saúde dos animais.
O grupo foi criado durante uma reunião na prefeitura, na qual a pesquisadora Ana Ávila, do Cepagri da Unicamp, fez uma apresentação. Representantes de secretarias e autarquias municipais, do Corpo de Bombeiros, CPFL, Embrapa e integrantes da Defesa Civil do governo de São Paulo estavam presentes.
O Comitê pretende estabelecer uma programação com ações e informações preventivas e mobilizar todas as secretarias e órgãos participantes de forma imediata e coordenada para o atendimento imediato de qualquer fenômeno climático extremo.
Entenda as propostas do Comitê de Enfrentamento aos Eventos Climáticos
A Defesa Civil, CPFL, Emdec, Secretaria de Serviços Públicos e Corpo de Bombeiros terão um canal exclusivo de comunicação direta para agilizar o fluxo de informação entre órgãos e, com isso, atender a população de forma otimizada em cenário climático com risco de danos.
A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável irá intensificar a divulgação de serviços focados na saúde animal, com objetivo de prevenir problemas como queimaduras das patas, desidratação e insolação nos dias com temperaturas elevadas. O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal disponibiliza os serviços do Samu Animal e da clínica móvel, além de orientações sobre cuidados nas redes sociais e no Portal Animal.
Alertas e monitoramento
Nesta semana, a Defesa Civil apresentou um novo hotsite do Campinas Resiliente para auxiliar a população com todos os alertas e informações sobre o clima. Ele está disponível em: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente.
Lembrando que, em caso de emergência, deve-se ligar para Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros 193.