A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) iniciou nesta terça-feira (14) a convocação de 529 moradores que foram vacinados pelo Centro de Saúde (CS) Sousas, no período entre 25 de setembro e 6 de novembro de 2024, mas que precisam ser revacinados. A medida ocorre após a Pasta confirmar que houve oscilações de temperatura na câmara de conservação dos imunizantes no CS, o que pode comprometer a eficácia para proteção contra doenças.
O caso foi discutido pelo Programa de Imunização de Campinas junto ao Estado e Ministério da Saúde com objetivo de garantir a proteção adequada à população.
Quais doses foram aplicadas?
No período considerado, o CS Sousas registrou 875 doses ministradas. O grupo inclui vacinas de vários tipos, conforme faixa etária, incluindo imunizantes contra a dengue e a covid-19.
No mesmo intervalo de tempo, a Secretaria de Saúde aplicou 57.771 doses. Portanto, o número de vacinas que devem ser reaplicadas corresponde a 1,51% do total na cidade.
Já de janeiro a dezembro de 2024 a Pasta somou 905.244 doses aplicadas em todas as faixas etárias. Com isso, o percentual de vacinas que precisam ser aplicadas novamente é de 0,09%.
Convocação e medidas
O Programa de Imunização de Campinas atenderá os casos individualmente. Cada pessoa será convocada por telefone para agendamento de um horário para ser revacinada. Isso ocorrerá prioritariamente no CS Sousas, mas ela pode escolher ser atendida por outra unidade básica se for necessário.
Caso a secretaria não consiga realizar contato por telefone, haverá uma visita aos domicílios destas pessoas para que elas sejam orientadas sobre a revacinação.
Dúvidas dos moradores que receberam vacinas no CS Sousas no período indicado podem ser esclarecidas pelo telefone do Distrito de Saúde Suleste: (19) 3735-9091.
O CS Sousas está na Rua Antônio Prado, 410. A sala de vacinação deste centro de saúde funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h. Os endereços e horários das salas das outras unidades básicas podem ser consultados pelo site.
Segurança e transparência
O Programa de Imunização de Campinas é um dos mais reconhecidos do País pela eficácia e inovação em busca de estratégias para ampliar a vacinação e, com isso, salvar vidas.
Nos últimos anos, ele recebeu menção honrosa durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e foi escolhido como a melhor experiência da região Sudeste durante a II Oficina do Projeto ImunizaSUS.