Campinas constrói muros de gabião em córregos atingidos pelas fortes chuvas

A estimativa é de que as obras, no total, prossigam por 10 meses

Campinas constrói muros de gabião em córregos atingidos pelas fortes chuvas
Obras no Centro
Prefeitura de Campinas

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas (SP) está executando obras de contenção de encostas de córregos na cidade. As equipes trabalham na Avenida Orosimbo Maia, região central, por onde passa o córrego Serafim; e nas ruas Comendador Pompeu de Camargo e Professor Renê de Oliveira Barreto, ambas no Jardim Boa Esperança, por onde passa o córrego Brandina. 

O trabalho teve início no dia 13 de abril e faz parte dos 19 pontos em córregos que sofreram com erosões e deslizamentos. Nestes três pontos foram construídos quase 200 metros de muros de gabião, o que dá um volume de mais de 3 mil metros cúbicos. A estimativa é de que as obras, no total, prossigam por 10 meses. Estão sendo construídos gabiões, uma espécie de gaiola de arame cheia de pedras, nas encostas, para evitar que ocorram mais erosões nos córregos.

Estes serviços fazem parte do pacote de obras emergenciais, para recuperação dos locais atingidos pelas fortes chuvas do início do ano. O valor total é de cerca de R$ 13 milhões. O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que estão sendo recuperadas encostas em canais de macrodrenagem (córregos) que foram destruídos pelas chuvas, especialmente em janeiro. 

Os muros de contenção e gabião em córregos serão construídos ou reformados em áreas de córregos da região central; Cambuí; Jardim Campos Elíseos/Jd. Novo Campos Elíseos; Jardim Boa Esperança; Parque Brasília; Jardim Santa Marcelina/Jardim Nova Campinas; Núcleo Itatiaia/Jardim Itaiaia; Jardim Santa Lúcia; Jardim Bela Vista; Mansões Santo Antônio; DIC 1; Jardim Leonor/Vila Marieta; Parque Itajaí; Jardim Boa Esperança, Guanabara, Chácara Da Barra.