Campinas confirma mais 2 casos de monkeypox e total vai para 9 infectados

Pacientes são um homem, de 26 anos e uma mulher, de 37

*Rafaela Oliveira

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde desta quinta-feira (28) mais dois casos de Varíola dos Macacos. Com isso, a cidade passa a contar com nove confirmações da doença.

Os pacientes são um homem, de 26 anos, e uma mulher, de 37. Os dois pacientes são autóctones. A prefeitura ainda não divulgou de qual região as vítimas residem.

Em nota, a pasta afirma que acompanha os casos e faz busca ativa e monitoramento de pacientes e contactantes. O primeiro caso de Varíola dos Macacos foi confirmado no dia 15 de julho. Em menos de 15 dias esse número saltou para nove infectados.

Sintomas 

São considerados suspeitas da doença pessoas com de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, incluindo a região genital. Pode ou não estar associada a outros sintomas.

  • Caroço no pescoço, axilas e virilhas;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrios;
  • Cansaço;
  • Dores musculares.

As pessoas que tiverem um dos sintomas devem procurar um serviço médico e permanecer em isolamento. A doença costuma durar de duas a quatro semanas.  

Assistência

A rede municipal de saúde está preparada para atendimento, diagnóstico e monitoramento dos casos de monkeypox. O atendimento para os pacientes com suspeita da doença está disponível nos centros de saúde, prontos-socorros, pronto atendimentos e no Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

Prevenção

Segundo o Guia da OMS, é possível reduzir o risco de contágio limitando o contato com as pessoas com suspeita do vírus ou que já tenham sido confirmadas. Assim como pessoas que viajaram recentemente para países endêmicos ou com casos confirmados. 

Além disso, é recomendado lavar as mãos frequentemente com água e sabão, além do uso de álcool em gel.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.