Campinas confirma a quarta morte por dengue no ano

Vítima era um homem de 72 anos que apresentou os primeiros sintomas em 27 de fevereiro e morreu em 3 de março

Da Redação

Campinas confirma a quarta morte por dengue no ano
Mosquito da dengue
Reprodução

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou na manhã desta segunda-feira (18), a quarta morte por dengue na cidade este ano.

A vítima é um homem de 72 anos, morador da área de abrangência do Centro de Saúde União dos Bairros. Ele foi atendido na rede pública de saúde, apresentou os primeiros sintomas em 27 de fevereiro e morreu em 3 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2 da dengue. 

Em nota, a Secretaria de Saúde lamentou a morte e se solidarizou com a família. A prefeitura reforça ainda o alerta para que moradores de todas as regiões continuem realizando e colaborando com ações da Prefeitura para prevenção e combate à doença.

Outros três óbitos

- Homem, 94 anos, atendido na rede privada e morador da região de abrangência do Centro de Saúde Integração. Ele apresentou sintomas em 10 de fevereiro e o óbito ocorreu em 15 de fevereiro. O sorotipo não foi identificado no exame.

- Mulher, 86 anos, atendida na rede privada e moradora da região de abrangência do Centro de Saúde DIC III. Ela apresentou sintomas em 11 de fevereiro e o óbito foi em 15 de fevereiro. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.

- Mulher, 94 anos, atendida na rede privada e moradora da região de abrangência do Centro de Saúde Eulina. Ela apresentou sintomas em 30 de janeiro e o óbito foi em 12 de fevereiro. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 1.

Estatísticas e emergência

De 1º de janeiro até esta segunda (18), Campinas (SP) teve 21.580 casos confirmados de dengue. A cidade está em epidemia, declarou situação de emergência em 7 de março, e a Saúde já divulgou um alerta sobre a transmissão da doença em todas as regiões da cidade.

Orientações sobre assistência

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.

Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.