Campinas anunciou nesta quinta-feira (14), na celebração dos 25 anos da Guarda Municipal, a contratação de 100 guardas. Serão 80 homens e 20 mulheres, que devem dar início ao processo de contratação nos próximos dias.
Segundo a prefeitura, a GM atende, em média, 3.500 ocorrências por mês. Além disso, é responsável pelo patrulhamento, operações especiais e apoio a ações administrativas da Prefeitura.
Atualmente, vem estreitado relações com as polícias Militar, Civil e Federal, por meio de operações conjuntas e compartilhamento de informações.
“Campinas é uma metrópole com quase 1,3 milhão de habitantes que enfrenta grandes desafios na segurança pública e o papel da GM tem se mostrado importante no combate à violência urbana. A contratação dos novos guardas vai reforçar ainda mais este trabalho fantástico. ”, reconheceu o prefeito Dário Saadi, presente no evento.
Durante a cerimônia, realizada na Pedreira do Chapadão, a Comandante Maria de Lourdes Soares, formada pela 1ª Turma da Guarda Municipal, relembrou o começo da corporação e a evolução da GM.
“Em 14 de julho de 1997 aqui, na Pedreira do Chapadão, nascia a GM de Campinas. Hoje, 25 anos depois, cá estamos novamente para celebrar uma trajetória de êxito em nosso município, trilhada com muita dedicação e comprometimento com Campinas. Servimos nossa cidade com honra e orgulho. Nestes últimos 25 anos atuamos com protagonismo em momentos críticos e festivos da cidade”, conta ela.
A cerimônia que comemorou os 25 anos da Guarda Municipal faz parte da programação dos 248 anos de Campinas. Além das apresentações de tropas e outras celebrações, 25 guardas municipais receberam medalhas pelos serviços de relevância prestados à comunidade, por arriscarem a vida na proteção de pessoas inocentes, por ocorrências de destaque e para os guardas que ajudaram a elucidar os autores do crime de latrocínio contra o GM Costa Franco.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.