O prazo de validade do Cartão Nutrir foi estendido por mais seis meses para 12.497 famílias, que teriam o benefício cancelado a partir de maio. A Prefeitura de Campinas informou nesta terça-feira (03) que manutenção está condicionada à atualização cadastral, que começará a partir de junho.
A iniciativa oferece suporte a famílias há 2 anos, com o objetivo de minimizar os impactos sociais causados pela pandemia, explica a Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
“Faremos uma busca ativa de beneficiários por meio de SMS e pela rede SUAS municipal. Há também a necessidade de atualização do Cadastro Único e, ao providenciar essa renovação cadastral, a família estará em dia com ambos”, completa a secretária.
Os critérios de atualização cadastral:
- Junho: beneficiários cuja data de nascimento seja no mês de janeiro;
- Julho: beneficiários cuja data de nascimento seja no mês de fevereiro;
- Agosto: beneficiários cuja data de nascimento seja nos meses de março, abril ou maio;
- Setembro: beneficiários cuja data de nascimento seja nos meses de junho, julho ou agosto;
- Outubro: beneficiários cuja data de nascimento seja nos meses de setembro, outubro, novembro ou dezembro.
A atualização será feita nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Para mais informações, o público pode se informar no serviço 156 ou nos WhatsApp de atendimento da secretaria:
- Whatsapp Região Norte: 19 9-9392-4913
- Whatsapp Região Sul: 19 9-9443-8253
- Whatsapp Região Sudoeste: 19 9-9493-1419
- Whatsapp Região Noroeste: 19 9-9548-1412
- Whatsapp Região Leste: 19 9-9476-4677
Cadastro Único
A secretaria também está realizando a busca ativa, por meio de envios de SMS, por mensagem no extrato do Auxílio Brasil e também em listagem disponibilizada no site da Prefeitura a 30.616 famílias do Cadastro Único. Esse número representa 30,15% dos 101.545 registrados no município.
Em 2020, a renovação do cadastro foi temporariamente suspensa em função da pandemia, mas agora foi retomada. Caso não o façam, o cadastro será extinto até dezembro deste ano.
Por exigência do Ministério da Cidadania, todos os beneficiários precisam atualizar a cada 24 meses suas informações para continuar recebendo os benefícios a que têm direito e esses beneficiários estão em atraso com sua atualização cadastral.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.