Campinas amplia uso de IA para confirmar agendas e reduzir faltas em CS

Atualmente, a média de faltas no SUS Municipal para consultas e exames está estimada em 30% da agenda

Da Redação

Assistente virtual “Ana” confirma os agendamentos
Carlos Bassan/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) ampliou  o uso de inteligência artificial (IA) para confirmar agendamentos e reduzir faltas nos centros de saúde (CSs). A medida começou a valer nesta semana. 

A implementação começou em 12 centros de saúde, mas expectativa é de que todas as 68 possam usar, até o fim desta semana, mensagens via chatbot da assistente virtual “Ana”, pelo WhatsApp, para lembrar os pacientes das marcações e com isso otimizar serviços.

O contato do WhatsApp é identificado pelo “Acesso Fácil Saúde Campinas” e o número que aparece para o paciente é o 19-9-9604-3012. Vale destacar que não é possível enviar mensagens para este contato, mas somente interagir para realizar confirmações sobre perguntas feitas via chatbot.

As 12 unidades que começaram a usar o recurso são: Guanabara, Conceição, Bassoli, Floresta, Aurélia, Village, DIC VI, Santo Antônio, Campo Belo, San Diego, Vila Ipê e Santa Odila. 

Quais são as mensagens?

  • Sete dias antes da consulta ou exame, o paciente precisa confirmar a agenda
  • Na véspera do agendamento, o paciente recebe um lembrete


A expectativa da Saúde é disparar 70 mil mensagens mensais e, com isso, recuperar no período de um ano 84 mil vagas em consultas e exames nas unidades básicas.

Atualmente, a média de faltas no SUS Municipal para consultas e exames está estimada em 30% da agenda. Caso a meta de redução de faltas seja mantida com o envio de mensagens, a expectativa é de que 7 mil exames e consultas deixem de ser perdidos por mês no SUS Municipal.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.