A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) ampliou o uso de inteligência artificial (IA) para confirmar agendamentos e reduzir faltas nos centros de saúde (CSs). A medida começou a valer nesta semana.
A implementação começou em 12 centros de saúde, mas expectativa é de que todas as 68 possam usar, até o fim desta semana, mensagens via chatbot da assistente virtual “Ana”, pelo WhatsApp, para lembrar os pacientes das marcações e com isso otimizar serviços.
O contato do WhatsApp é identificado pelo “Acesso Fácil Saúde Campinas” e o número que aparece para o paciente é o 19-9-9604-3012. Vale destacar que não é possível enviar mensagens para este contato, mas somente interagir para realizar confirmações sobre perguntas feitas via chatbot.
As 12 unidades que começaram a usar o recurso são: Guanabara, Conceição, Bassoli, Floresta, Aurélia, Village, DIC VI, Santo Antônio, Campo Belo, San Diego, Vila Ipê e Santa Odila.
Quais são as mensagens?
- Sete dias antes da consulta ou exame, o paciente precisa confirmar a agenda
- Na véspera do agendamento, o paciente recebe um lembrete
A expectativa da Saúde é disparar 70 mil mensagens mensais e, com isso, recuperar no período de um ano 84 mil vagas em consultas e exames nas unidades básicas.
Atualmente, a média de faltas no SUS Municipal para consultas e exames está estimada em 30% da agenda. Caso a meta de redução de faltas seja mantida com o envio de mensagens, a expectativa é de que 7 mil exames e consultas deixem de ser perdidos por mês no SUS Municipal.