Campinas (SP) alcançou Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 72,9 bilhões em 2021 e está na 12ª posição do ranking nacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (15).
O PIB é uma medida do valor dos bens e serviços que determinada área produz num período de tempo e inclui setores como agropecuária, indústria e serviços. Na prática, ele mede o nível de riqueza e mostra se há produção, consumo, novos recursos e vendas.
A participação de Campinas representa 0,81% do total. Em 2020, a metrópole ocupava a 10ª posição, entretanto, o IBGE destaca neste novo levantamento que a tendência de desconcentração da economia no país tem se repetido, e que a metrópole deixou o 10º lugar somente em virtude do desempenho excepcional de Maricá (RJ), que passou da 26ª para a 8ª colocação entre 2020 e 2021 por conta do trabalho de extração de petróleo e gás.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, comemorou o resultado. "Campinas cresce a cada dia e o levantamento do IBGE mostra a importância econômica da cidade para o país. Referência em educação e pesquisa, com universidades de ponta e CNPEM, destaque em logística e turismo com Viracopos, e cada vez mais é um exemplo para outros municípios com uma economia diversificada, legislações modernas e investimentos em obras que tornam a cidade mais moderna e atrativa. Tudo isso associado a políticas de assistência social e qualificação de áreas importantes para a qualidade de vida da população, como saúde, ao planejar estruturas inovadoras como o Hospital da Mulher, e transporte, ao colocar em prática o funcionamento do BRT", disse.