A prefeitura de Campinas (SP) publicou, nesta segunda-feira (3/4), o edital para concluir os 11% do Lote 4, no Corredor Ouro Verde, das obras do BRT (Bus Rapid Transit). A entrega do projeto está atrasada desde 2020 e segundo a prefeitura, a previsão para finalização das obras é de 12 meses após a conclusão da licitação. Sendo assim, a obra não deve ser finalizada neste ano.
O orçamento para esta etapa foi estimado em R$ 50 milhões e o aviso de licitação foi publicado na última sexta-feira (31/3). As obras do Lote 4 do BRT Campinas foram interrompidas em 2022, pelo Consórcio BRT Campinas, então responsável pelos serviços. O Consórcio chegou a ser multado em R$ 10 milhões pela prefeitura de Campinas pelo não cumprimento dos prazos e atrasos.
Para que o Lote 4 seja concluído, a empresa responsável pelas obras, que deve ser escolhida a partir da licitação, precisará atuar nas estações, nos terminais Ouro Verde e Vida Nova, além da construção e manutenção de trechos viários. Poderão participar empresas e consórcios. O recebimento de propostas e a abertura dos envelopes será no dia 27 de abril.
Atualmente, o lote 1 já está finalizado e o lote 3 será concluído ainda neste mês de abril com a entrega do terminal Campos Elíseos. Também em 2023, a prefeitura diz que os dois últimos viadutos do lote 2 serão finalizados (sobre a Avenida John Boyd Dunlop e a Rodovia dos Bandeirantes).
Com a finalização do lote, a prefeitura diz que entregará o BRT Campinas, que já está 96% concluído. As obras do maior projeto viário da metrópole começaram em 2017 e deveria ter sido entregue há dois anos.