Campinas abre agenda para castração de cães e gatos na região do Vida Nova

São mais de 9 mil vagas disponíveis

Da Redação

Castração, além de um ato de responsabilidade, mostra o amor para com pet
Divulgação/PMC

A Prefeitura de Campinas (SP) abriu o agendamento para os interessados na castração gratuita e microchipagem de cães e gatos na região do Vida Nova. O cadastramento pode ser feito até está quarta-feira (16), das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Parque Ecológico Dom Bosco. São 1 mil vagas disponíveis.

O Castramóvel estará no bairro para a realização das cirurgias entre os dias 22 e 25 de agosto, no mesmo endereço. De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), Vagner Bellini, só podem passar pelo procedimento os animais que tenham sido previamente cadastrados.

Os bairros atendidos por esta edição são: Conjunto Habitacional Vida Nova, Campina Verde, Residencial São João, Jardim Marajó, Conjunto Habitacional Mauro Marcondes, Residencial Flávia, Parque Aeroporto, Núcleo Vita Vitoria e Loteamento Residencial Porto Seguro.

 Para fazer o agendamento, o responsável pelo animal deve morar em um dos bairros contemplados, ser maior de 18 anos, e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

Um ato de amor

O diretor esclarece que a castração é uma técnica importante para ajudar na prevenção a doenças como tumores de mama, útero, próstata e testículos, entre outras enfermidades. “Além do ganho para a saúde do animal, há a vantagem adicional de conter a proliferação descontrolada dos pets e, por consequência, o abandono. Castrar é um ato de amor”, afirma. 

Os tutores que aderem ao programa recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam para casa um guia sobre posse responsável.

 Os animais castrados recebem também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, e também dados sobre o responsável e endereço.

 De janeiro de 2021 até julho de 2023, a Prefeitura realizou 24.734 cirurgias de castração e 35.887 microchipagens  de cães e gatos.

 O DPBEA é um órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e responsável pela formulação, planejamento e execução da política para a população animal no município.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.