Campanha "O Cerol Corta Vidas" entrega 470 antenas corta linhas em Limeira

Parque Cidade também recebe ação de conscientização contra o uso de cerol hoje, às 15h

*Rafaela Oliveira

Além das antenas, foram distribuídos panfletos de sobre os riscos de usar cerol
Divulgação

A prefeitura de Limeira entregou 470 antenas corta linhas nesta segunda-feira (18), às 8h30, na praça Toledo Barros. A campanha "O Cerol Corta Vidas" segue na cidade, instalando mais antenas no Parque Cidade, às 15h.   

Na terça-feira (19) a campanha  "O Cerol Corta Vidas" estará na Avenida Piracicaba, às 8h30. Na parte da tarde, às 15h, continua o trabalho de conscientização na avenida Major José Levy Sobrinho.   

“É uma ação tão simples, que salta vidas”, comentou o entregador por aplicativo, Rafael Soares Caetano. O trabalhador, de 32 anos, conta que sofreu um acidente há três anos, quando passava pelo Belinha Ometto. “A linha cortou minha blusa. Não me machuquei porque consegui parar a tempo.”, completa.

Ao contrário de Rafael Caetano, outra motociclista presente na ação não teve tanta sorte. A operadora de prensa, Francismeire Lopes da Silva, de 40 anos, conta que trafegava pelo bairro Cecap, quando enroscou-se em uma linha com cerol. “A linha cortou meu pescoço e quase atingiu minha artéria”, relata.

Foram quatro dias internada na UTI, quatro transfusões de sangue e 40 pontos no pescoço. “A linha cortou minhas cordas vocais, minha voz quase sumiu, fiz um ano de “fono” para recuperar a fala”, revelou a operadora. 

O acidente ocorreu há 14 anos, mas até hoje é possível ver a cicatriz em seu pescoço. “Essa campanha é muito importante, porque as pessoas continuam usando o cerol”, disse.

O Secretário de Segurança Pública, Wagner Marchia, explica que a antena corta linha “ajuda não permitindo que a linha tenha contato com o corpo, mais especificamente, com o pescoço do motociclista. E na sua ponta ela tem um gancho cortante, que acaba cortando a linha e evitando um acidente.”.  

Embora, o uso e a comercialização de linha com cerol seja proibida, os acidentes se tornam ainda mais recorrentes neste período de férias. No último domingo (10/7), um homem perdeu a vida em Campinas após ter seu pescoço cortado por linha com cerol. 

"Além disso, existe um trabalho de conscientização, principalmente das famílias, para que evitem que seus filhos usem o cerol na linha das pipas.", completa o prefeito de Limeira, Mario Botion.  
Motociclistas formaram fila para receber o equipamento de segurança.

Caso um menor de idade seja flagrado comercializando ou usando linha de cerol, ou qualquer variação da linha cortante (como a chilena e  indonésia), os responsáveis legais devem responder à justiça pelo crime.   

Ao todo, serão distribuídas 472 antenas, que foram doadas pela iniciativa privada: Garcia Terraplenagem, Tribenet, Rosi Brinquedos, Vida Alcalina Purificadores de Água, S.A. Refrigeração, Rede DrogaLim, Bella Capri Pizzaria, Marcela Scognamiglio Vitalli, Brink Bem e Paulo Martins.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.     

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.