Calorão: temperaturas seguem elevadas e Campinas entra em estado de atenção

A temperatura máxima está prevista em 38º C e a umidade relativa do ar é baixa

Da Redação

Cuidados devem ser tomados
Carlos Bassan/Arquivo PMC

A Defesa Civil de Campinas divulgou nesta manhã desta segunda-feira (13) um alerta de alta temperatura no município. A estação IAC-Taquaral registrou 34,6ºC, às 10h. O calor segue intenso com baixa umidade relativa do ar e os cuidados devem ser mantidos principalmente para as pessoas mais vulneráveis.  

O Boletim Meteorológico emitido pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp aponta que o tempo segue quente e seco. A temperatura máxima está prevista em 38º C e a umidade relativa do ar mínima fica em torno ou um pouco abaixo de 20%, nesta segunda-feira (13). 

Estado de Atenção 

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destaca que a Estação IAC-Taquaral registrou temperatura de 34,6°C, às 10h.

Imediatamente emitimos o alerta de alta temperatura porque há risco de insolação. É importante que as pessoas se protejam do sol, mantenham-se hidratadas e procurem locais arejados. O município entra em Estado de Atenção quando a temperatura fica acima de 34°C e em Estado de Alerta quando ultrapassa 37 °C - detalhou. 

Além dos cuidados voltados à população em situação de rua, a Defesa Civil orienta que as pessoas mantenham hidratação regular e abundante (exceto bebidas alcoólicas, que causam desidratação), umidifiquem o ambiente, evitem exposição direta à radiação solar entre 10h e 16h. 

Também deve-se evitar exercícios físicos nas horas mais quentes e prestar atenção quanto a sintomas de mal-estar. Além disso, procure locais frescos, ventilados, preferencialmente com algum sistema de refrigeração e à sombra.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.