Caixa disponibiliza saque calamidade para moradores de Avaré

Disponibilidade também é para Santana do Deserto, em Minas Gerais

O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Os trabalhadores residentes no município de Santana do Deserto, em Minas Gerais, e no município de Avaré, em São Paulo, podem solicitar, a partir desta terça-feira (22/03), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das fortes chuvas nas cidades, pode ser solicitada à Caixa por meio do Aplicativo FGTS.

 Os moradores das áreas afetadas de Santana do Deserto, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até 05/04. Já os moradores de Avaré podem solicitar o saque até 23/05.

É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

 A solicitação é realizada de forma pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

 Até o momento, 76 municípios da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade. 

 Saque 100% digital -- App FGTS
 

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

 Como solicitar o saque FGTS:
 

Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:

 • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

 • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

 • Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

 • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

  Informações sobre a documentação:
 

• Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

 • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

 • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

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