A prefeitura de Valinhos (SP) anunciou nesta quarta-feira (19) que foi ativado o botão SOS – aplicativo que permite acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) através do celular. As secretarias de Educação e Segurança Pública do município realizaram hoje, no Senai, um treinamento para os representantes de 77 escolas das redes municipal, estadual e privada que aceitaram aderir a ferramenta e já se cadastraram.
Cada unidade tem dois funcionários com acesso ao dispositivo, que possui um botão descrito como “pedir ajuda” para acionar o alarme de segurança da escola. Diretamente do Centro de Operações e Inteligência (COI), o agente recebe o chamado com a localização exata e os dados do solicitante para a tomada de providências. O aplicativo possibilita também ligações diretas para o 153 e telefone fixo da GCM.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar, o acionamento do aplicativo deve ser feito em situação de risco nas proximidades ou no interior da escola como, por exemplo, em caso de presença de pessoas estranhas à comunidade escolar, além de atos que coloquem em risco a vida de alunos e professores. “Essa é mais uma medida, entre tantas outras, que estamos tomando para aumentar a segurança nas escolas da nossa cidade”, afirmou.
Outras medidas
As medidas temporárias também foram estendidas pela prefeitura, com anunciou a presença da GCM por mais uma semana nas escolas e o reforço do patrulhamento, além de novos equipamentos como travas que impedem a abertura das portas pelo lado de fora e câmeras integradas ao monitoramento da GCM. Palestras, oficinas de segurança digital e remanejamento de vigias são outras ações que fazem parte do Programa de Segurança nas Escolas. Também já está sendo preparado um projeto de lei para a criação de uma Diretoria de Segurança Escolar, além de um plano de contingência, que será remetido à Câmara Municipal.
Prefeitura ampliou acesso para Santa Casa e entidades assistenciais
A Prefeitura de Valinhos também disponibilizou o botão SOS para a Santa Casa e para entidades assistenciais. Já se cadastraram e participaram do treinamento os representantes do Recanto dos Velhinhos, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casa da Criança e do Adolescente, Grupo Rosa e Amor, Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia (COHCRIC), Círculo de Amigos do Patrulheiro e Associação Cristã Acolher, Cuidar, Ensinar e Servir (ACES).