A Prefeitura de Campinas (SP) decidiu manter os 25 parques e bosques públicos da cidade fechados neste domingo (29). Fechados desde às 8h da última sexta-feira (27), a situação será reavaliada na manhã de segunda-feira (30).
O índice de chuva acumulado nas últimas 72 horas é de 208,4 milímetros, bem acima dos 80 milímetros estipulados como limite para o fechamento dos parques, segundo o Setor de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil.
A cidade permanece em Estado de Atenção devido ao alto volume de chuvas.
Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis. A Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 300 pessoas para garantir a organização e limpeza da cidade, incluindo a retirada de árvores e galhos que caíram devido às chuvas e ventos, o conserto de galerias e o reparo de vias afetadas por afundamentos.
A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente em casos de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). "Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar, caso necessário", afirma a Prefeitura.
Serviço
- Ligue 199 para alagamentos, inundações e quedas de árvores.
- Ligue 118 para emergências de trânsito.
- Ligue 193 para situações de emergência.
- Ligue 156 para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.