Bombeiros resgatam 38 pessoas e 4 pets em Chácaras Piracambaia e Leandro, em Barão Geraldo

Em toda a cidade, 138 pessoas precisaram deixar suas casas devido às chuvas

Por Da redação

Bombeiros resgatam 38 pessoas e 4 pets em Chácaras Piracambaia e Leandro, em Barão Geraldo
O Corpo de Bombeiros resgatou 38 pessoas
Divulgação/PMC

O Corpo de Bombeiros resgatou 38 pessoas, de 15 famílias, nos bairros Chácaras Piracambaia e Chácaras Leandro, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), na tarde deste sábado (28). A área ficou alagada devido à chuva que atingiu a região na sexta-feira (27). Quatro animais de estimação também foram resgatados.

O Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec) registrou 226,7 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, e Campinas segue em Estado de Atenção devido às precipitações.

Em toda a cidade, 138 pessoas precisaram deixar suas casas devido às chuvas. Entre elas, estão as que estavam abrigadas na Casa Betel (cinco homens, três mulheres e duas crianças de cinco e dois anos) e outras famílias afetadas, que foram acolhidas por parentes.

Sete famílias afetadas pelas chuvas (duas no Jardim Shangai e cinco no Jardim Nossa Senhora de Lourdes), onde a água não chegou a invadir as casas, também foram atendidas pela Assistência Social. Até agora, foram distribuídos cartões Nutrir, além de colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis, toalhas de banho, kits de higiene pessoal e de limpeza doméstica.

A Defesa Civil registrou 139 ocorrências relacionadas às chuvas na sexta-feira (27). Dentre as ocorrências, foram contabilizados 25 alagamentos de imóveis, 50 inundações graduais, 10 quedas de muro, 15 deslizamentos de terra, 7 quedas de árvores, entre outras, afetando 51 casas sob intervenção da Defesa Civil.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a Defesa Civil e a Secretaria de Saúde também estão atendendo as 51 famílias que vivem no Beco Mokarzel, no distrito de Sousas, localizado às margens do Rio Atibaia, que transbordou com as chuvas de sexta-feira (27).

Algumas famílias que estavam abrigadas em unidades de assistência social ou na casa de parentes começaram a retornar para suas residências na manhã deste sábado.

"O nível da água já está baixando", afirmou a Defesa Civil de Campinas, que coordenou os resgates e acionou as secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Serviços Públicos, Saúde e a Sanasa, que estão prestando atendimento às famílias. As vítimas deixaram as áreas alagadas e foram abrigadas na casa de parentes.

A Secretaria de Serviços Públicos iniciou, na sexta-feira, a limpeza dos locais atingidos pelas chuvas em Campinas.

Bosques e parques

A Prefeitura de Campinas manteve os 25 parques e bosques públicos da cidade fechados neste sábado (28). A situação será reavaliada na manhã de domingo (29). Os parques estão fechados desde às 8h de sexta-feira (27) de dezembro, devido ao solo encharcado. A Prefeitura segue com atenção redobrada em áreas mais vulneráveis.

Tópicos relacionados