A Black Friday, agendada para o dia 29 de novembro, deve gerar lucro de R$ 1,2 bilhão para o comércio da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com crescimento de 5,4% comparado ao ano passado, segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). A data, junto com o natal, está entre os períodos mais importantes para o varejo físico e digital. A edição deste ano traz boas expectativas de faturamento, com previsão de alta de 5,6% nas vendas em Campinas (SP), na comparação com 2024, atingindo R$ 616,9 milhões.
“A Black Friday, que teve início no Brasil em 2010 e acontece na última sexta-feira do mês de Novembro, é uma espécie de termômetro para as vendas de final de ano, tanto no comércio eletrônico como no varejo físico. Ela faz sucesso porque atrai o consumidor com descontos e promoções”, diz Mario Eduardo Campos, do departamento de economia da ACIC.
Ainda segundo o economista, uma dica importante para o consumidor – além de pesquisar pelas melhores ofertas - é ficar atento quanto as fraudes e falsos descontos, uma vez que as tentativas de golpes também aumentam no período.
Ainda segundo a ACIC, os itens mais procurados são: smartphones, calçados, roupas e assessórios, perfumes e cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos, dentre outros.
Dados nacionais
No Brasil, em nível nacional, segundo especialistas, a Black Friday movimentou em 2023 cerca de R$ 8,5 bilhões, projetando uma expectativa positiva para 2024, em cerca de R$ 9,3 bilhões, uma expansão de 9,1%, considerando ofertas entre 5ª-feira a Domingo.