Balanço da vacinação aponta 839 imunizados contra gripe e 3.502 contra covid-19

Do total de vacinação contra a covid, 1.148 foram de primeira e segunda doses e 2.354 de doses adicionais

Zezé de Lima

Campinas manteve 20 centros de saúde abertos para vacinação Agência Brasil
Campinas manteve 20 centros de saúde abertos para vacinação
Agência Brasil

Um total de 839 doses de vacina contra a gripe (influenza) e 3.502 doses contra a covid-19 foi aplicada neste sábado pela Secretaria de Saúde de Campinas. A estratégia chamada de 'Campinas Vacina Mais' envolveu em 20 centros de saúde, que ficaram abertos desde as 8h. O objetivo foi vacinar contra a gripe pessoas com 80 anos ou mais,  e intensificar a imunização contra a covid-19, para todas as idades.

Do total de vacinação contra a covid, 1.148 foram de primeira e segunda doses e 2.354 de doses adicionais.

A articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, diz que o ‘Campinas Vacina Mais’, além de iniciar a vacinação contra a influenza, foi uma oportunidade para que os cidadãos pudessem completar o esquema vacinal contra a covid-19.  As vacinas contra a gripe e contra a covid podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo.

Em relação à vacina contra a gripe, Chaúla explica que este ano o imunizante é composto pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. Esse subtipo foi o responsável pela epidemia de gripe fora de época em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados no fim de 2021 e início de 2022.

Gripe

A partir de segunda-feira, 28 de março, a vacina contra a gripe (influenza) estará disponível para a população de 80 anos ou mais em todos os Centros de Saúde de Campinas. Não é necessário agendar . A próxima etapa da campanha será divulgada posteriormente.

Covid-19

A vacina contra a covid-19 também está disponível em 64 centros de saúde, sem necessidade de agendamento. A relação das unidades e horários de atendimento está disponível no link: https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacina-sem-agendamento.