Baixa adesão faz Campinas prorrogar campanha de vacinação contra gripe

O imunizante permanece disponível nos centros de saúde para todos maiores de 6 meses de idade

Da Redação

A imunização será contra a gripe e dengue
foto: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) decidiu, nesta segunda-feira (3), prorrogar até 28 de junho a campanha de vacinação contra a gripe – que começou em 25 de abril e deveria ter terminado em 31 de maio. Os imunizantes permanecem disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) para todos maiores de 6 meses de idade

A decisão foi tomada devido a baixa adesão do imunizante e se estende a outros municípios do Estado de São Paulo. Em Campinas (SP), 225,9 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe após dez semanas de campanha.

O número de doses representa cobertura geral de 41,83% entre idosos, gestantes, puérperas e crianças da metrópole. O recomendado pelo Ministério da Saúde é uma cobertura de, no mínimo, 90%.

 A vacina é segura e neste ano protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.

"A cobertura ainda está abaixo do esperado e a vacina é a melhor forma de prevenir sintomas graves e mortes por gripe. Reforçamos o apelo para que a população receba a imunização, a dose é segura e eficaz", destacou a coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, Chaúla Vizelli. Neste ano, a cidade já registrou dois óbitos pela doença.

Desde 2 de maio, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem tomar a dose contra a gripe. Basta levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação (se tiver). 

Cobertura dos maiores grupos

  • Idosos – 45,30%
  • Crianças – 33,84%
  • Puérperas – 23,59%
  • Gestantes – 21,46%

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.