No final do ano a família se reúne e nada melhor que jogos para unir pessoas de diferentes idades. Pensando nisso, reunimos algumas brincadeiras simples, que precisam apenas de um pouco de boa vontade e imaginação para se divertir.
Duas verdades e uma mentira
Os participantes devem formar um círculo e decidir quem vai começar a brincadeira. Essa pessoa deve falar duas situações verdadeiras e uma falsa.
O restante dos jogadores precisa tentar adivinhar qual é a mentira da situação que nunca existiu. O participante que acertar é a próxima pessoa responsável por falar as verdades e mentiras.
Jogo dos 7 erros humano
Neste jogo é preciso escolher um cômodo da casa que tenha bastante enfeites. Pode ser o armário de brinquedos ou a estante de livros.
Então, basta pedir para os participantes observarem aquele lugar por 30 segundos ou 1 minuto. Depois, você tira as pessoas da sala e muda 7 objetos do lugar. Quem adivinhar mais onde estava cada coisa ganha.
Corrida do algodão
O desafio é transferir as bolas de algodão de uma vasilha para a outra, com os olhos vendados e usando a colher. Quem transferir o maior número de bolas dentro de um determinado tempo, ganha.
Detalhe importante: não pode ajudar com a outra mão! No início parece fácil, porque a primeira vasilha está cheia de bolas. Só que elas são leves e não dá para sentir o peso direito, então acabam caindo e o jogador dificilmente percebe.
Adivinhe o filme
A brincadeira é uma pessoa relatar um filme, sem dizer nomes específicos, e os demais tentarem adivinhar o nome da produção cinematográfica. Aquele que adivinhar toma o lugar de quem estava descrevendo.
Jogo verbal
Esta sugestão de atividade é ótima para entrar no universo de personagens e filmes. A brincadeira consiste em uma pessoa escolher um personagem e os demais participantes fazerem perguntas para ver quem acerta. Deve haver uma ordem de quem faz a pergunta, se não vira uma loucura!
Mímica
Escreva temas em papéis, como filmes, personagens, frutas… pode soltar a imaginação. Enrole os papéis e uma pessoa por vez (ou duplas) deve pegar um papel e tentar fazer uma mímica para os outros adivinharem. Quem adivinhar pega a vez do anterior.