A Divisão de Cemitérios da autarquia de Serviços Técnicos Gerais (Setec) de Campinas (SP) continua nesta segunda-feira (6/2) a limpeza no Cemitério da Saudade. Os trabalhos tiveram início na última sexta e devem seguir nesta semana. Ação prioriza áreas entre as sepulturas
O mato alto tem preocupado os frequentadores do local, visto que a falta de conservação e cuidado atrai insetos peçonhentos como escorpiões, mostra a reportagem de Lucimeire Ramalho para o Band Cidade (assista acima). Além do abandono dos túmulos preocupar as pessoas, essa falta de cuidado representa uma perda cultural à cidade, visto que o Cemitério da Saudade tem valor histórico - fundado em 1880.
Em nota, a prefeitura explica que as constantes chuvas e altas temperaturas fazem a vegetação crescer rapidamente nesta época do ano. Ruas e vielas foram limpas recentemente.
A operação conta com 12 funcionários da Divisão de Cemitérios da Setec. As equipes trabalharam no final de semana e prosseguem na remoção do mato durante esta semana. A previsão é concluir a limpeza até a próxima quinta-feira, incluindo a retirada e a destinação de todo o mato e dos detritos decorrentes do serviço de manutenção.
Muro
Em nota, a prefeitura diz que amanhã, terça-feira (7/2), haverá mais uma etapa do processo de licitação para a reconstrução do muro do Cemitério da Saudade. Das cinco empresas que apresentaram propostas técnicas e documentação, duas estão qualificadas para realizar a obra.
Amanhã, em sessão da licitação a ser realizada na Setec, serão abertos os envelopes com as propostas financeiras das empresas que estão habilitadas no processo.
O projeto prevê a demolição do muro hoje existente, construído em 1880, e a construção de um novo muro, incluindo gradil e cerca viva.
O Cemitério da Saudade é o maior cemitério municipal de Campinas, localizado próximo à zona central da cidade, no bairro Ponte Preta. Abriga mais de 32 mil sepulturas, em estilo tradicional, dispostas em uma área de 181,5 mil metros quadrados. O mapa do Cemitério da Saudade é similar à planta de Campinas de 1878.
Serviço:
Cemitério da Saudade de Campinas
Endereço: Praça Voluntários de 32 s/n, Ponte Preta
Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo, das 7h às 18h
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti