Os alunos do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, em Rio Claro, retomaram as aulas nesta sexta-feira (02), dois dias após o incêndio no prédio central da unidade. Eles foram remanejados para salas no Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), a outra unidade universitária do câmpus, que também havia sido evacudo, mas já retornou à normalidade.
Em nota, a universidade afirma que o prédio passará por higienização nos próximos dias e será alvo de um esforço conjunto da instituição para que volte a ter capacidade plena para abrigar atividades acadêmicas.
Na quinta-feira (1º), professores e funcionários técnico-administrativos do IB, gestores do câmpus e também da administração central da Universidade trabalharam conjuntamente na análise dos prejuízos científicos e dos danos materiais causados pelo incêndio. Os trabalhos solidários prosseguem com docentes, funcionários e estudantes hoje.
O prédio pegou fogo estava equipado com hidrantes, extintores, porta corta-fogo com barra antipânico e guarda-corpo, entre outros itens de segurança, alega a universidade.
O incêndio
Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio central do Instituto de Biociências (IB), do campus de Rio Claro da Unesp, nesta quarta-feira (31).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas tiveram início no laboratório de zoologia, onde ficava abrigado um acervo de animais conservado em álcool, o que ajudou o fogo a se alastrar pelo prédio.
As causas ainda estão sendo investigadas e as aulas nas duas unidades universitárias do campus, o Instituto de Biociências e o Instituto de Geociências e Ciências Exatas, foram suspensas por questões de segurança.
Em nota, a assessoria de imprensa da Unesp informou que, assim que perceberam o incêndio, funcionários trabalharam rapidamente para evacuar o prédio, sem que houvesse vítimas. “O local abriga salas de aula, laboratórios e salas de professores. ”, completa a nota.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.