Após 15 anos, tradicional presépio mecânico em Campinas é reaberto para visitação

Atração, construída ao longo de quatro gerações da Família Curcio, está exposta na Sanasa

Por Da redação

Após 15 anos de hiato, o tradicional presépio mecânico da família Curcio voltará a ser aberto neste ano para visitação em Campinas (SP). A atração natalina poderá ser vista nos dias 28 e 29 de dezembro, das 8h às 11h, na unidade da Sanasa localizada na Avenida Ângelo Simões, 487. A entrada é gratuita.

Instalado em um espaço de 15 metros de extensão por 4 metros de profundidade, o presépio foi construído por quatro gerações da família. Cada peça foi produzida artesanalmente e com muita criatividade. O presépio reúne cenários urbanos e do campo, folclore, tradições regionais e de outros países em que os movimentos mecânicos dão vida aos personagens.

Rodas de bicicleta, polias, correias e barbantes compõem o mecanismo de funcionamento do presépio. “A engrenagem é bem artesanal”, define Paschoal Curcio, da quarta geração da família, que é responsável pela montagem de todo o sistema de funcionamento que inclui um sistema de iluminação.

Tradição familiar 

A tradição da família Curcio na construção de presépios começou com o bisavô de Paschoal, José Curcio, italiano da Calábria que chegou ao Brasil em 1906. “Meu bisavô já tinha um presépio pequeno na Itália e trouxe de lá apenas o Menino Jesus, que ele mesmo esculpiu em canivete”, recorda Paschoal. O personagem, de mais de cem anos, está até hoje no presépio montado na Sanasa.

Já por volta de 1912, começou a montar o presépio aos poucos na casa onde morava, localizada na Avenida Senador Saraiva. “Tudo feito à mão”, acrescentou o bisneto. As roupas eram costuradas pela avó e quem continuou esse trabalho foi a mãe de Paschoal, Lúcia.

O tio de Paschoal, Fernando Curcio, que trabalhou no setor de Projetos da Sanasa, falecido em 1993, também participou da construção. Entre 1994 e 1999, outro tio de Paschoal, Pedro Curcio, ficou responsável pelo presépio e o próprio Paschoal o ajudava. De 2000 em diante, por motivos particulares, o tio deixou de fazer a montagem. Foi quando o presépio se manteve desmontado; agora, após o trabalho de recuperação de Paschoal, voltou a ser atração.

Serviço 

Presépio da Família Curcio na Sanasa

  • Dias: 28 e 29 de dezembro
  • Horário: das 8h às 11h
  • Local: Avenida Ângelo Simões, 487
  • Entrada gratuita

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.