A Vigilância Epidemiológica de Americana (SP) confirmou, nesta segunda-feira (7), mais uma morte causada pela dengue no município em 2025. A vítima é um homem de 73 anos, morador do bairro Mário Covas. Ele estava internado em um hospital público e faleceu no dia 25 de março. Com esta confirmação, são 18 óbitos causados pela doença na cidade desde o início do ano. Americana (SP) totaliza 5.327 casos positivos de dengue confirmados neste ano, até esta segunda-feira (7).
As outras vítimas fatais da dengue são:
- Homem - 41 anos - Santa Cruz (Região do Boa Vista)
- Homem - 25 anos - Jardim Boer
- Mulher - 61 anos - Jardim São Paulo
- Mulher - 96 anos - Parque da Liberdade
- Mulher - 72 anos - Jardim da Paz
- Mulher - 43 anos - Cidade Jardim
- Mulher - 67 anos - Cordenonsi
- Homem - 85 anos - Jardim São Paulo
- Homem - 74 anos - Cidade Jardim
- Homem - 94 anos - Frezzarim
- Mulher - 86 anos - Parque Novo Mundo
- Homem - 71 anos - Jardim da Balsa 2
- Homem - 68 anos - Parque Gramado
- Mulher - 87 anos - Vila Brieds
- Mulher - 98 anos - Vila Medon
- Homem - 81 anos - Jaguari
- Mulher - 52 anos - Morada do Sol
Combate à doença
De acordo com a Prefeitura de Americana, diversas ações de combate à dengue estão sendo desenvolvidas por meio da campanha "Todos contra a Dengue - Para não deixar água parada, tem que se mexer!", que busca mobilizar toda a população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Entre elas, estão mutirões de limpeza e remoção de possíveis criadouros, distribuição de materiais informativos, uso de drone para identificar focos do mosquito em imóveis fechados, visitas domiciliares realizadas pelos agentes e nebulização com inseticida, tanto de casa em casa (com bomba costal) como veicular. O PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) já realizou mais de 38 mil visitas em imóveis de condomínios e bairros diversos, com orientação e vistorias.