Um estudante de 19 anos foi preso após entrar com uma faca na escola estadual onde ele estudava, no bairro Jardim São Francisco, em Piracicaba (SP), na noite desta quarta-feira (22). O jovem ameaçou os colegas e disse à Polícia Militar (PM) que pretendia matar pessoas na unidade de ensino. Ninguém ficou ferido.
A PM foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio na Escola Estadual Carolina Mendes Thame. Segundo os policiais, no local, alunos e funcionários estavam assustados, gritando e correndo. Eles foram informados de que um jovem estava com alterado, agressivo e ameaçando colegas com um cutelo.
O aluno foi detido pela PM, que pediu que ele largasse a faca e deitasse no chão. O estudante contou aos policiai que vinha assistindo a vídeos de atentados em escolas, como os massacres ocorridos em Columbine, Realengo e Suzano, e que pretendia realizar algo parecido na unidade onde estudava. Ele disse que “iria matar e só não conseguiu porque a vítima fugiu”.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que a escola seguirá trabalhando a cultura de paz, respeito ao próximo e bons hábitos por meio das ações do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP). E também já contou com projetos e palestras sobre o assunto e continuará trabalhando este tema.
O criminoso foi encaminhado ao Plantão Polícia de Piracicaba e preso em flagrante por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe. A arma branca foi apreendida pela PM.