A Polícia Civil investiga se um aluno seria o autor dos disparos que mataram o professor de história Michel Herdeiro do Nascimento, de 51 anos, em frente à Escola Estadual Wadih Jorge Maluf, no Jardim Santa Clara, em Sumaré (SP), na manhã desta quarta-feira (21).
Segundo o Boletim de Ocorrência, Michel e um aluno teriam discutido ontem e, durante a desavença, o estudante ameaçou matar o professor de história. Um vigilante da escola afirma ter presenciado a discussão.
A escola tem 893 estudantes, sendo que a maioria tem idade entre 11 e 17 anos, segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Em nota, a Pasta afirma que repudia qualquer tipo de violência, lamenta o ocorrido e se solidariza com familiares e amigos do docente.
As aulas estão suspensas nesta quarta-feira (21) e profissionais do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), juntamente com psicólogos do programa Psicólogos nas Escolas, prestarão todo apoio à comunidade escolar.
“A Diretoria de Ensino de Sumaré e a gestão escolar estão à disposição das autoridades e colaborando com a investigação”, garante a Seduc.
O crime
Imagens mostram o professor chegando de moto para trabalhar, por volta das 6h da manhã. Ele passava pelo portão da escola quando um outro motociclista se aproximou e o garupa atirou contra ele. Em seguida, os criminosos fugiram.
Segundo a Polícia Militar (PM), o caso é tratado como homicídio e não como latrocínio (roubo seguido de morte). A distância dos tiros indica que não houve tentativa de roubo e o professor não teve tempo de reagir, aponta as autoridades.
O local do crime foi periciado, mas o motivo da execução ainda não foi esclarecido.
O caso foi registrado no 4º Distrito Policial (DP) de Sumaré (SP).
Quem é a vítima?
Michel Herdeiro do Nascimento, de 51 anos, era professor de história e dava aulas na Escola Estadual Wadih Jorge Maluf, em Sumaré (SP).
O professor fazia parte do Moto Clube Nazareno. Em seu colete do clube estava estampado o apelido “Michel da Rê”, em referência a esposa, com que era casado há cerca de 20 anos.
Nas redes sociais, Michel tem diversas fotos com suas paixões: a família, os filhos, os alunos e o clube de motociclistas. Em nota, o moto clube religioso lamentou a perda:
A equipe da Escola Estadual Wadih Jorge Maluf informou que as aulas foram suspensas nesta quarta (21). Ainda, divulgou uma nota de pesar pela perda:
"É com imenso pesar que nos dirigimos a vocês para informar sobre a trágica perda de nosso querido professor Michel, cuja vida foi ceifada em um ato de violência em frente à nossa escola hoje. Este acontecimento lamentável, que está sendo amplamente noticiado, não apenas entristece profundamente toda a nossa comunidade escolar, mas também destaca a realidade alarmante da violência que afeta nossa cidade, nosso estado e nosso país.
Michel não era apenas um professor, mas um trabalhador dedicado, um educador que se empenhava todos os dias para formar cidadãos e transformar vidas. Hoje, lamentavelmente, ele se torna mais uma estatística em meio à violência que todos nós enfrentamos.
Neste momento de profunda dor e tristeza, pedimos a todos que emanem boas energias e orações para a família de nosso querido professor, para seus amigos, alunos e colegas que sofrem com essa perda irreparável.
Informamos que hoje 21/08/2024 não haverá aula. Posteriormente, divulgaremos informações sobre os encaminhamentos e decisões que serão tomadas pela Diretoria de Ensino de Sumaré.
Contamos com a compreensão e o apoio de todos.
Atenciosamente,
Comunidade Escolar Wadih Jorge Maluf"