Alexandre Gonçalves é eleito presidente da Câmara de Tuiuti e assume cargo de prefeito

O parlamentar assume o cargo temporariamente após o prefeito eleito em 2024 ter candidatura negada pelo STF; cidade terá novas eleições

Por Da redação

Vereador Alexandre Tadeu Gonçalves (União)
Divulgação

O vereador Alexandre Tadeu Gonçalves (União) foi eleito, nesta quarta-feira (1º), presidente da Câmara de Tuiuti (SP), mas deixará o posto para assumir provisoriamente o cargo de prefeito da cidade. A troca de cadeiras ocorreu após o candidato Amarildo Lima (PSB), eleito prefeito no pleito de 2024, ter o pedido de recurso contra a sua elegibilidade negado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Alexandre Gonçalves, de 42 anos, obteve cinco dos nove votos da Casa do Legislativo para assumir o cargo de prefeito. Com isso foi realizada uma nova votação, que definiu o parlamentar Milton Custodio (Republicanos) como chefe da Casa do Legislativo, enquanto Gonçalves fica à frente do Executivo.

Agora, a cidade de quase sete mil habitantes vai ter que ir às urnas novamente para escolher um novo prefeito. Ainda não há uma data para que isso aconteça. O novo calendário eleitoral será definido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Primeiro ocorrerá o registro de novas candidaturas, depois um período de campanha e, na sequência, o pleito. Amarildo Lima não poderá concorrer ao cargo.

Amarildo Lima foi condenado por crime contra administração pública. Ele cumpriu regime fechado até junho de 2017, com pagamento de multa de 20 salários-mínimos. Como o prazo de inelegibilidade de oito anos passa a contar após o cumprimento da pena, ele só poderia se candidatar em 2025. O pedido da defesa do candidato correu em terceira instância e não há possibilidade de recurso. 

O candidato do PSB recebeu 2.018 votos nas eleições municipais de 2024, o equivalente a 46,83% dos votos e foi eleito. Mas, sem o recurso, ele teve os votos anulados, e, como a soma dos votos inválidos foi maior que 50%, toda a votação para prefeito foi anulada.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.