A Emdec, empresa de trânsito de Campinas, registrou queda em mortes e acidentes envolvendo motocicletas de Campinas entre o dia 1º de novembro e 31 de janeiro deste ano - período em que foi feita a campanha de segurança viária 3Rs (Respeite, Repense, Reduza).
Na totalização dos acidentes com motos (sem vítimas, com vítimas, com vítimas fatais, atropelamentos e atropelamentos fatais), redução de 15,9%, passando de 227 (agosto, setembro e outubro de 2021, somados) para 191 (novembro e dezembro de 2021 e janeiro de 2022).
De acordo com a Emdec, os acidentes de trânsito com vítimas fatais que tiveram motos envolvidas caíram de 11 para 9, uma queda de 18,2%. Além disso, não houve atropelamentos com mortes neste período. Antes da campanha, foram registrados cinco óbitos.
Quanto aos acidentes com vítimas não fatais, foram 175 nos três meses anteriores e 150 nos três meses seguintes, declínio de 14,3%. E os acidentes sem vítimas variaram de 26 para 22, decréscimo de 15,4%.
“Estes números são promissores e indicam o engajamento de toda a sociedade em defesa da vida no trânsito, mas a meta é zerar as mortes e lesões envolvendo motociclistas”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Campanha
A Emdec fez paineis e faixas educativas que foram instaladas em locais estratégicos da cidade. Os educadores também fizeram abordagens e blitze de conscientização.