Terceiro dia de temporal em Campinas tem 100 mm de chuva em uma hora

O Prefeito de Campinas convocou uma reunião de urgência para anunciar novas medidas emergenciais e atualizar o balanço das consequências das fortes chuvas na cidade

Da Redação

Um dos pontos de alagamento, na região do bairro Chapadão
Imagem/Arquivo pessoal

O terceiro dia seguido de temporal em Campinas (SP), nesta quinta-feira (19), foi marcado por 100 mm de chuva no período de uma hora. De acordo com a Defesa Civil, foram atendidas 82 ocorrências, entre quedas de árvores, imóveis alagados, erosões, quedas de pontes, deslizamentos e quedas de muro, das 16h20 às 23h30. A chuva deixou 31 famílias desabrigadas.

O Prefeito de Campinas, Dário Saadi, convocou uma reunião de urgência, nesta sexta-feira (21), para anunciar novas medidas emergenciais e atualizar o balanço das consequências das fortes chuvas na cidade.

Nesta quinta-feira, segundo a Defesa Civil, em uma hora, choveu 37% do volume esperado para o mês inteiro de janeiro.

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados pontos de alagamentos nos seguintes locais, em Campinas:

Av. Princesa D'Oeste x Vários locais.

Av. Das Amoreiras (ambos os sentidos) x Rua Alves do Banho.

Av. Das Amoreiras (ambos os sentidos) x Rua Alves do Banho.

Rua Padre Donizete Tavares de Lima (Ambos sentidos) x Rua Laranjal Paulista.

Av. das Amoreiras (ambos os sentidos) x Rua Jacy Teixeira de Camargo.

Av. Orosimbo Maia (ambos os sentidos) x Vários locais.

Av. Dr. Heitor Penteado (ambos os sentidos) x Kartódromo.

Av. John Boyd Dunlop (C/B) x Rua Ivo Cipriano.

Av. Dr. Carlos de Campos (ambos os sentidos) x Rua Pedro Tortima.

Av. John Boyd Dunlop (B/C) x Rua José Margarido Costa.

Av. John Boyd Dunlop (C/B) x Viaduto Rodovia Anhanguera.

As famílias desabrigadas foram acolhidas na casa de parentes. Ao todo, foram afetadas 20 famílias no beco Mokarzel, no Distrito de Sousas, 10 famílias no Jardim Ipaussurama e uma no bairro Satélite Íris. 

Campinas em estado de alerta

A Defesa Civil de Campinas divulgou, ainda nesta quinta-feira (19), um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden). Segundo os Órgãos, até, pelo menos, domingo (22), há possiblidade de ocorrência de enxurrada em áreas urbanas com alta declividade, onde o escoamento superficial é concentrado e com alta energia de transporte; possibilidade de ocorrência de inundação às margens do rio Atibaia, Capivari e afluentes, incluindo os ribeirões das Cabras, Piçarrão, Anhúmas, Viracopos, os córregos Castelo, Ipaussurama, Santa Isabel, Barro Preto e Taubaté, e outros canais urbanos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.