Turbidez elevada do Rio Batalha faz DAE reduzir tratamento de água

O DAE implementou ajustes operacionais na ETA

Hiltonei Fernando

O DAE implementou ajustes operacionais na ETA
foto: prefeitura de Bauru

O Departamento de Água e Esgoto de Bauru (DAE) informou na manhã desta quarta-feira (4) que, em decorrência das fortes chuvas registradas nos últimos dias, houve um aumento considerável na turbidez da água bruta captada no Rio Batalha. Esse fenômeno, caracterizado pelo elevado teor de partículas em suspensão na água bruta do rio, ocorre devido ao transporte de sedimentos provenientes de áreas em processo de erosão para a lagoa de captação, em afluente fora do município, fato constatado por técnicos da autarquia em operação no manancial.

Diante dessa situação, o DAE implementou ajustes operacionais na Estação de Tratamento de Água (ETA), reduzindo a vazão de água tratada em 30% do produzido diariamente. Essa medida foi necessária para a manutenção da qualidade da água e dos padrões físico-químicos de potabilidade. A autarquia segue monitorando a situação na lagoa de captação, bem como em diversos pontos do sistema de abastecimento, e trabalha para restabelecer a normalidade do fornecimento de água o mais breve possível.

Apesar dos esforços, em algumas regiões atendidas pelo sistema ETA/Batalha, o DAE tem registrado água com aparência turva ou amarelada. Nesses casos, o DAE recomenda que os consumidores fechem os registros de água em suas residências e não utilizem o líquido para consumo até que a situação seja normalizada.

Em caso de dúvidas ou para registrar qualquer ocorrência, os consumidores devem entrar em contato com a Seção de Atendimento ao Público do DAE por meio do 0800 77 10 195, que atende chamadas de telefones fixos e celulares todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.

Informação: Departamento de Água e Esgoto

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.