A Secretaria de Saúde de Agudos-SP segue com o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, por meio do setor de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores. Nesta sexta-feira (10), as ações foram concentradas na região dos bairros Santo Antônio e Vila Avato, como parte do esforço para conter a proliferação do mosquito.
A nebulização é uma estratégia utilizada para eliminar o mosquito em sua fase adulta, quando ele já está em voo e pode picar as pessoas. Por isso, as atividades são direcionadas às áreas onde há registros confirmados de casos de dengue.
Até o momento, Agudos contabiliza 223 casos positivos da doença. Como medida preventiva, o município também está realizando o recolhimento de lixo e materiais inservíveis nos bairros da cidade através da operação “Barro Limpo”. Essa ação visa eliminar possíveis locais de acúmulo de água, que servem como criadouros ideais para o mosquito.
O trabalho integrado da Secretaria de Saúde, aliado à conscientização da população sobre a importância de eliminar recipientes que possam acumular água parada, é essencial para o controle efetivo do Aedes aegypti e a redução dos casos de dengue e outras arboviroses.
“É fundamental ressaltar que a participação da população é essencial nesse esforço conjunto de combate ao Aedes aegypti. Cada cidadão deve estar ciente dos riscos e adotar medidas preventivas em suas residências, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, onde o mosquito deposita seus ovos”, explica Joseval aparecido de Moraes, Coordenador da Vigilância Sanitária.