As secretarias de Saúde e Serviços Gerais de Rio Preto-SP, promovem nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), uma nova etapa do Mutirão da Limpeza e da Saúde. A ação será realizada na área de abrangência do bairro Vetorazzo, com o objetivo de recolher materiais inservíveis.
O horário de recolhimento será das 8h às 15h. Por isso, os materiais devem ser deixados na calçada no início da manhã. Os inservíveis incluem: móveis velhos, pneus, garrafas, madeiras, tábuas, eletrodomésticos e colchões. O mutirão não recolhe animais mortos e lixo comum.
A ação é uma das estratégias da prefeitura para o enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Além disso, também serve para combater escorpiões, que podem se abrigar em locais com acúmulo de entulhos e outros materiais inservíveis.
Balanço
O Mutirão da Limpeza e da Saúde está sendo realizado mensalmente desde o início do ano. Até agora, mais de 45 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidos nos bairros contemplados. As áreas são escolhidas, de acordo com a incidência de casos confirmados pelas arboviroses. O Vetorazzo contabiliza 503 confirmações por dengue este ano. Até o momento, a cidade tem 13.600 casos de dengue já confirmados.
Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação